Vanderley Esculturas
EsculturasEsculturas

Peças únicas, cravadas de muito talento; imagens que retratam a fé e resignação de um homem que se encontrou na arte de esculpir em madeira; obra prima que se aperfeiçoou ao longo de mais de 2 décadas de muita dedicação de um profissional de hábitos simples e uma bela história de redescoberta de si mesmo. Assim podemos começar a apresentar o trabalho de Vanderley Campos Sena, 50 anos, escultor, especialista em imagens de santos em madeira.

Somam um grande número o total de imagens de santos, oratórios, altares e nichos já criados até hoje, a partir de uma descoberta que veio como consequência da experiência de Vanderley com marcenaria.
Depois de trabalhar alguns anos com móveis, portas, pisos e janelas, Vanderley aprofundou sua intimidade com a madeira. Num momento que poderia parecer "inútil", enquanto esperava o tempo passar, num descanso forçado, durante a recuperação de um acidente que o impossibilitou de caminhar, por um período, em 1984, o artista começou a aflorar. "Cavacando" em um toco de madeira esculpiu pela primeira vez. A primeira escultura em madeira foi um pequeno tatu (reflexo de sua vivência anterior na roça). "A partir daí despontou o que ele é hoje: um escultor, artísta completo, um dos maiores santeiros do Brasil." ( Carlos Perktold, psicanalista e colecionador de artes - Jornal Hoje em Dia - Belo Horizonte, 23/12/2001). Das peças que reproduziam alguns símbolos rurais, a motivação para o seu trabalho tornou-se hoje a retratação de sua própria religiosidade. "O trabalho autodidata do artista santeiro foi ganhando maturidade e identidade próprias." (Professora Maria Lúcia F. A. Carneiro Soares - Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Cultura do UNI-BH).

Vanderley atende a encomendas de qualquer parte do mundo. As esculturas de santos são produzidas em tamanhos que vão de 30 cm de altura até o tamanho de um homem adulto. Cada escultura pode levar de 15 a 90 dias para ser finalizada. Em diversas igrejas, capelas, seminários, retiros espirituais, instituições de ensino, empresas e residências de Belo Horizonte e outras regiões do Brasil e do mundo são encontradas peças deste "artista sacro" que, como o Mestre Aleijadinho, personalidade por quem Vanderley tem muita admiração, também dedica-se exclusivamente à escultura. "Vivo, graças a Deus, da minha arte", tem orgulho de afirmar o artista.

O nome de Vanderley é citado em artigos que o colocam como referência de trabalhos artesanais em igrejas da região dos bairros Caiçara e Padre Eustáquio em Belo Horizonte (100 anos de Belo Horizonte - Região Noroeste). A primeira imagem em madeira de Padre Eustáquio (religioso holandês - 1890-1943) é de autoria de Vanderley. A escultura em cedro, matéria prima de preferência do artista, fica exposta na Capela de Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja dos Sagrados Corações, no bairro Padre Eustáquio, inaugurada em 2005. A imagem do santo em madeira somente passou a ficar exposta após a missa de beatificação de Padre Eustáquio (em junho de 2006).
Segundo a professora Maria Lúcia F. A. Carneiro Soares, "...Independentemente da religião, qualquer pessoa se sensibiliza com a beleza das obras de Vanderley. Afinal, a matéria prima desse artista não é fisica, vem d'alma: é o amor à vida. É a arte em sua essência."

Vanderley Esculturas
Vanderley Esculturas
Vanderley Esculturas
Vanderley Esculturas

31
3496-1965
99129-2059
Rua Lourival Soares de Gouvêa, n°310 - Céu Azul
Belo Horizonte/MG
Compartilhar

Compartilhe via Compartilhe via

Fale Conosco